terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal

Os professores de Língua Portuguesa desejam a todos os alunos e colegas um feliz Natal e um próspero 2012, cheio de Paz, Alegria, Força e Motivação.


NATAL

Acontecia. No vento. Na chuva. Acontecia.
Era gente a correr pela música acima.
Uma onda uma festa. Palavras a saltar.
Eram carpas ou mãos. Um soluço uma rima.
Guitarras guitarras. Ou talvez mar.
E acontecia. No vento. Na chuva. Acontecia.
Na tua boca. No teu rosto. No teu corpo acontecia.
No teu ritmo nos teus ritos.
No teu sono nos teus gestos. (Liturgia liturgia).
Nos teus gritos. Nos teus olhos quase aflitos.
E nos silêncios infinitos. Na tua noite e no teu dia.
No teu sol acontecia.
Era um sopro. Era um salmo. (Nostalgia nostalgia).
Todo o tempo num só tempo: andamento
de poesia. Era um susto. Ou sobressalto. E acontecia.
Na cidade lavada pela chuva. Em cada curva
acontecia. E em cada acaso. Como um pouco de água turva
na cidade agitada pelo vento.
Natal Natal (diziam). E acontecia.
Como se fosse na palavra a rosa brava
acontecia. E era Dezembro que floria.
Era um vulcão. E no teu corpo a flor e a lava.
E era na lava a rosa e a palavra.
Todo o tempo num só tempo: nascimento de poesia.

Manuel Alegre

domingo, 4 de dezembro de 2011

Palestra com Prof. Armando Correia


No dia 16 de Novembro, às 10 da manhã, tivemos uma aula de Língua Portuguesa diferente do habitual. Algumas turmas, inclusive a nossa, assistiram a uma palestra, no auditório, dada pelo professor e psicólogo Armando Correia, sobre a postura perante a aprendizagem.

O Dr. Armando falou-nos sobre a postura que devemos adotar perante a escola e para compreendermos melhor deu-nos alguns exemplos reais da sua infância. Falou-nos do esforço que as pessoas tinham que fazer para poder ir à escola, antigamente, e do gosto, dedicação e orgulho que tinham em aprender. Disse também que temos que sonhar com o nosso futuro, decidir como este vai ser, ou seja planeá-lo e por fim é indispensável lutarmos e esforçarmo-nos para concretizá-lo.

Aprendemos que para conseguir algo temos que primeiro sonhar muito, depois definir os nossos objetivos e de seguida lutarmos por eles.

A palestra serviu também para percebemos a importância da leitura na nossa vida. Os exemplos de vida referidos foram muito esclarecedores e motivadores para o desenvolvimento de actividade de leitura como o PRL. Aí compreendemos melhor a insistência da nossa professora em aliar a leitura da obra do PRL com uma actividade de investigação ou de cultura geral baseado no tema do livro escolhido.

Na assistência havia alguns alunos muito atentos e participativos e outros completamente desatentos e desinteressados. Achei desnecessárias algumas das perguntas feitas ao Dr. Armando por serem do foro pessoal (dele); acho que deveriam estar todos atentos, Não só por uma questão de respeito e boa educação mas também porque o professor falava-nos acerca da importância da leitura e do estudo, coisas tão importantes para a nossa vida.

Cláudia 8º3