Escola
Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço
Trabalhos
de Investigação – 1º Período
Texto de Opinião
No contexto da disciplina de
Português, neste período, foi-nos proposto realizar um trabalho de
investigação.
A Srª professora apresentou
três propostas:
1- Fazer uma pesquisa acerca de uma personalidade da
cultura portuguesa que tenha vivido algum tempo na condição de exilado (ex:
Mário Soares, Manuel Alegre, etc…) e escrever
uma pág.A4 letra 12 sintetizando as causas do seu exílio, as condições
devida, sentimentos experimentados…. E concluir com uma breve reflexão acerca
do assunto. Depois, acrescentar uma caricatura
da personalidade escolhida, feita por nós, usando técnicas de pintura,
serigrafia, etc...
2- Depois da leitura atenta
do Regulamento Interno da Escola, fazer panfletos
ou marcadores de livros, usando técnicas de pintura, serigrafia, materiais
reciclados etc... relacionados com o SABER ESTAR, SABER RELACIONAR-SE.
3- Depois de analisado o
conto O TESOURO, de Eça de Queirós, fazer uma curta-metragem (em movieMaker) onde sejam apresentados os dados
biobibliográficos do autor, uma síntese da obra e concluir com uma reflexão
crítica acerca do conto.
Estas propostas tiveram como
objetivo principal proporcionar-nos uma reflexão mais aprofundada dos três
assuntos abordados neste primeiro período.
Assim, a crónica acerca do
exílio de José G. Ferreira serviu de pretexto para a proposta número um; A
atividade sugerida levou-nos a conhecer mais acerca da condição de “exilado” de
personalidades portuguesas que conquistaram a Liberdade e a Democracia para o
nosso país.
Nós já nascemos depois do 25
de abril e até nos custa a acreditar em certas histórias que nos são contadas
do tempo da ditadura. Talvez por isso mesmo foi impressionante vermos a
capacidade de resistência e de coragem, de alguns, para enfrentarem todos os
obstáculos e as “artimanhas” usadas para divulgarem certas ideias sem serem
detetados pela censura. Servem de exemplo para todos nós, jovens, nestes tempos
difíceis. Esperamos que tal como eles venhamos a concretizar os nossos sonhos.
O texto “Covardia” de José
Gomes Ferreira serviu de mote à realização da segunda proposta. A leitura do
Regulamento Interno da escola alertou-nos para o cumprimento de algumas regras,
por vezes esquecidas. Gostámos de constatar que este documento não fala só de
deveres mas também de direitos; e mais: não só de alunos mas também dos
funcionários e dos professores! Este trabalho levou-nos a tomar consciência de
que a escola afinal funciona como a sociedade lá fora e que cada um de nós tem
nas suas mãos o poder de ajudar a resolver alguns problemas que surgem, de vez
em quando.
Com a terceira proposta
tivemos a oportunidade de aprofundar mais os conhecimentos do conto O TESOURO
de Eça de Queirós e de refletir acerca do provérbio “ Quem tudo quer, tudo
perde” já que este conto foi escrito à maneira das histórias infantis medievais
que tinham sempre um objetivo moralizante.
Levar a cabo qualquer uma
destas propostas foi um desafio. Foi bom pôr em prática conhecimentos
adquiridos noutras disciplinas como EV ou TIC. Gostámos do debate feito após a
apresentação porque pudemos ver o nosso trabalho valorizado pelos colegas e
pela srª professora.
Claro que uns trabalhos
estavam mais completos outros mais ou menos e outros… nem por isso, mas ….
Enfim, depois de um ralhete
aqui… de um elogio ali…em geral, a turma empenhou-se. Trabalhámos e ainda
tivemos tempo para fazer um jogo organizado pelos colegas Paulo Gonçalves e
Laura Saturnino e tirar uma foto “ para mis tarde recordar”.
Alunas redatoras (9º1):
-Ana Mara
- Bernarda
(com
a colaboração da turma)
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