terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Outono

No Outono, caem as folhas das árvores e, por vezes, chove torrencialmente. Nesta estação, a chuva começa então a aparecer e as folhas das árvores a desaparecer...e quando a chuva e o sol se encontram, sete cores aparecem no céu, formando o Arco-íris…
As crianças olham e observam as nuvens e imaginam seres fantásticos e maravilhosos: carros e barcos voadores, animais extraordinários (formigas gigantes e elefantes minúsculos).
O Outono é a terceira estação do ano. È nesta estação que festejamos o Halloween ou “Dia das bruxas”, mais precisamente, no dia 31 de Outubro, dia que antecede a Festa do Pão-por-Deus (dia 01 de Novembro). Nestes dias, é costume haver em todas as casas, iguarias relacionadas com as festividades da época: castanhas, nozes, romãs, tâmaras e outros frutos secos. Na escola, também temos actividades ligadas a estes festejos: poções mágicas, concursos, exposições e a troca do saquinho do Pão-por-Deus. A nossa turma também elaborou quadras para depois trocarmos com os colegas, aquando da troca do saquinho.
É também nesta época que se festeja a São Martinho, concretamente, nos dias 10 e 11 de Novembro. Por esta ocasião, come-se bacalhau assado e prova-se vinho novo.
Nesta estação, o tempo é imprevisível: ora chove e as nuvens cobrem o sol, ora faz calor, lembrando os dias de Verão. Por esta altura, as andorinhas partem, emigram para países mais quentes. É também nesta estação que se dá a mudança de horário (termina o horário de Verão e inicia-se o horário de Inverno que se prolongará até 28 de Março). Agora, o sol brilha mais cedo mas também a noite cai bem mais cedo. Deitamo-nos mais cedo, devido à escuridão e acordamos mais tarde, devido ao atraso de uma hora nos relógios.
O Outono é assim uma estação de mudanças e marca também o regresso às aulas que acontece logo na primeira semana desta estação do ano. É tempo de fazer amizades e conhecer caras novas que depois serão nossos amigos também. Este ano, particularmente, tem sido para nós recheado de novas experiências... afinal, estamos pela primeira vez nesta escola e estamos a adorar!

Caniço, 02 de Novembro de 2010

A turma 5º
1

Sem comentários:

Enviar um comentário