terça-feira, 2 de novembro de 2010

PROCESSOS IRREGULARES DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS (D.T.)

Acrónimo

Palavra formada através da junção de letras ou sílabas iniciais de um grupo de palavras, que se pronuncia como uma palavra só, respeitando, na generalidade, a estrutura silábica da língua.

Fundo de Apoio às Organizações Juvenis -> FAOJ
Liga dos Amigos da Terceira Idade -> LATI
FEderação Nacional de PROFessores -> FENPROF

Sigla

Palavra formada através da redução de um grupo de palavras às suas iniciais, as quais são pronunciadas de acordo com a designação de cada letra.

Partido Comunista Português -> PCP;
Partido Social Democrata -> PSD;

Truncação

1. Processo irregular de formação de palavras que consiste na criação de uma palavra a partir do apagamento de parte da palavra de que deriva.
2. Palavra resultante do processo de truncação.

negativa -> nega
metropolitano -> metro
sociolinguística -> socio
José -> Zéhipermercado -> hiper

Empréstimo

Processo de transferência de uma palavra de uma língua para outra.

lingerie (palavra importada da língua francesa).
cool (palavra importada da língua inglesa).

Amálgama

1. Processo irregular de formação de palavras que consiste na criação de uma palavra a partir da junção de partes de duas ou mais palavras.
2. Palavra resultante do processo de amálgama.

informática -> informação + automática;
cibernauta -> cibernética + astronauta.

Extensão semântica

Processo através do qual uma palavra existente adquire um novo significado.

As palavras "salvar", "portal" e "janela" adquiriram significados novos, no uso em informática, por extensão semântica.

Onomatopeia

Palavra criada por imitação de um som natural.

trriiim !! -> despertador; toc-toc -> bater na porta; miaauuu !! -> gato; ufa ! -> interjeição.
As onomatopeias diferem de língua para língua, conforme a percepção dos sons e suas respectivas transposições para o sistema fonológico das diversas línguas.

18 comentários:

  1. Muito Obrigada ajudou-me Imenso no meu teste de lingua portuguesaa!!

    ResponderEliminar
  2. Nem sabes como me ajudou, tenho teste de língua portuguesa amanhã e isto facilitou! Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  3. wau consegui fazer o trabalho. muit obrigad so falto hibridismo

    ResponderEliminar
  4. Muito bom gostei emenso dessa explicação

    ResponderEliminar
  5. Muito bom gostei emenso dessa explicação

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pela explicação me ajudou na percepção da lingua Português.

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigado, ajudou-me imenso na minha prova de L.P.

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada me ajudou a resolver a minha tarefa de Língua Portuguesa.

    ResponderEliminar
  9. Muito obtigado me ajudou muito.👍👍

    ResponderEliminar