terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Amélia Pinto Pais

Nasceu em 1943 numa aldeia beirã, licenciou-se em Filologia Românica, pela Universidade de Coimbra; foi professora de Português e Francês do ensino secundário durante 36 anos e meio .Vive em Leiria. É atualmente professora aposentada .

Desempenhou cargos de formação inicial de professores e de formação contínua no âmbito da Língua Portuguesa e da sua didática. Participou ativamente muitas vezes com comunicações em diversos encontros e congressos sobre literatura, seu ensino, nomeadamente camonianos e pessoanos, organizados pelas universidades e outrasassociações ou escolas.

Escreveu obras de carácter ensaístico e de incidência didáctica, sobre Camões (Para Compreender Os Lusíadas- 1982; Os Lusíadas - edição escolar - texto, introdução e notas- 1987; Eu Cantarei de Amor (Poesia Lírica de Luís de Camões– 1988); Os Lusíadas em Prosa -1995

( adaptação juvenil), Ensinar Os Lusíadas -1997; sobre Fernando Pessoa (Para Compreender Fernando Pessoa -1996) e Gil Vicente (Auto da Barca do Inferno (edição escolar)).

Foi autora ou co-autora dos manuais escolares Ler Por Gosto (antologias para os 10º,11º e 12ºanos e respectivo livro auxiliar) Ser Em Português (10º,11º e 12ºanos) e autora de Saber Português .Em 2004 - 2005 publicou ainda uma História da Literatura em Portugal –Uma Perspectiva Didáctica – em 3 Volumes. Todos estes seus livros foram e continuam a ser editados pela Areal Editores, Porto.

Já em 2007 publicou o livro Fernando Pessoa - O menino da sua mãe – na colecção à

Descoberta, na AMBAR.

Sem comentários:

Enviar um comentário