terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Amélia Pinto Pais

Nasceu em 1943 numa aldeia beirã, licenciou-se em Filologia Românica, pela Universidade de Coimbra; foi professora de Português e Francês do ensino secundário durante 36 anos e meio .Vive em Leiria. É atualmente professora aposentada .

Desempenhou cargos de formação inicial de professores e de formação contínua no âmbito da Língua Portuguesa e da sua didática. Participou ativamente muitas vezes com comunicações em diversos encontros e congressos sobre literatura, seu ensino, nomeadamente camonianos e pessoanos, organizados pelas universidades e outrasassociações ou escolas.

Escreveu obras de carácter ensaístico e de incidência didáctica, sobre Camões (Para Compreender Os Lusíadas- 1982; Os Lusíadas - edição escolar - texto, introdução e notas- 1987; Eu Cantarei de Amor (Poesia Lírica de Luís de Camões– 1988); Os Lusíadas em Prosa -1995

( adaptação juvenil), Ensinar Os Lusíadas -1997; sobre Fernando Pessoa (Para Compreender Fernando Pessoa -1996) e Gil Vicente (Auto da Barca do Inferno (edição escolar)).

Foi autora ou co-autora dos manuais escolares Ler Por Gosto (antologias para os 10º,11º e 12ºanos e respectivo livro auxiliar) Ser Em Português (10º,11º e 12ºanos) e autora de Saber Português .Em 2004 - 2005 publicou ainda uma História da Literatura em Portugal –Uma Perspectiva Didáctica – em 3 Volumes. Todos estes seus livros foram e continuam a ser editados pela Areal Editores, Porto.

Já em 2007 publicou o livro Fernando Pessoa - O menino da sua mãe – na colecção à

Descoberta, na AMBAR.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

14 de fevereiro: S. Valentim e Dia da Amizade na Biblioteca


Para comemorar esta efeméride houve colaboração entre o Grupo de Português (com as docentes Dina Moniz e Daniela Sousa), o de Educação Visual e Tecnológica (com os docentes Paulo Soares, Ana Brazão e Lígia), os docentes de EMRC (Paulo e Maria José ) e a Equipa da Biblioteca.
Os alunos da equipa 1 realizaram cartas para celebrar o Dia da Amizade, utilizando técnicas aprendidas nas aulas de Língua Portuguesa. Após a respetiva correção e avaliação, foram transcritas para cartões realizados na disciplina de EVT. Estes discentes revelaram empenho na realização da atividade. Os cartões foram, por último, entregues na Biblioteca.
Por outro lado, muitos alunos elaboraram as suas cartas para a “Correspondência de S. Valentim”. Para o efeito, tiveram à sua disposição para consulta o documento “ Como se faz uma carta?”, bem como vários livros sobre o tema.
A correspondência total foi entregue aos destinatários no dia 14, por um aluno que se voluntariou para tal, o Anthony, do 6º6.
O interior da Biblioteca esteve também muito decorado com cartolinas e outros trabalhos com desenhos e mensagens de amor/amizade (dos alunos de EMRC).
No corredor, em frente à Biblioteca, foram colocadas faixas de papel para os alunos colocarem as suas mensagens, mas estas foram retiradas quando se descobriram mensagens pouco respeitosas.
No geral, as atividades foram bem sucedidas, houve grande adesão dos alunos.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Os Lusíadas: estrutura interna e externa


Estrutura Externa

-Preposição – canto I, estrofes 1, 3
-Invocação – canto I, estrofes 4, 5
-Dedicatória – canto I, estrofes 6, 18
-Consílio dos Deuses­ – canto I, estrofes 19, 41
-Formosíssima Maria – canto III, estrofes 102, 106
-Inês de Castro – canto III, estrofes 118, 135
-Batalha de Aljubarrota – canto IV, estrofes 28, 45
-Despedidas Em Belém – canto IV, estrofes 83, 93
-Velho Do Restelo – canto IV, estrofes 94, 104
-O Adamastor – canto V, estrofes 37, 60
-A Tempestade – canto VI, estrofes 70, 93

Estrutura Interna

-Preposição
-Invocação
-Dedicatória
-Narração


Planos narrativos da Narração:

-História de Portugal (plano encaixado)
-Viagem de Vasco Da Gama (plano fulcral)
-Intervenção dos Deuses (plano paralelo)
-Intervenções do Poeta


Estrutura formal das estrofes:

-Versos decassilábicos
-Oito versos (oitavas)
-Esquema rimático (abababcc), com rima cruzada nos seis primeiros versos e emparelhada nos dois últimos.

Agora joga!