domingo, 18 de novembro de 2012


Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço
Trabalhos de Investigação – 1º Período
Texto de Opinião

No contexto da disciplina de Português, neste período, foi-nos proposto realizar um trabalho de investigação.
A Srª professora apresentou três propostas:

1- Fazer uma pesquisa acerca de uma personalidade da cultura portuguesa que tenha vivido algum tempo na condição de exilado (ex: Mário Soares, Manuel Alegre, etc…) e escrever uma pág.A4 letra 12 sintetizando as causas do seu exílio, as condições devida, sentimentos experimentados…. E concluir com uma breve reflexão acerca do assunto. Depois, acrescentar uma caricatura da personalidade escolhida, feita por nós, usando técnicas de pintura, serigrafia, etc...
2- Depois da leitura atenta do Regulamento Interno da Escola, fazer panfletos ou marcadores de livros, usando técnicas de pintura, serigrafia, materiais reciclados etc... relacionados com o SABER ESTAR, SABER RELACIONAR-SE.
3- Depois de analisado o conto O TESOURO, de Eça de Queirós, fazer uma curta-metragem (em movieMaker) onde sejam apresentados os dados biobibliográficos do autor, uma síntese da obra e concluir com uma reflexão crítica acerca do conto.

Estas propostas tiveram como objetivo principal proporcionar-nos uma reflexão mais aprofundada dos três assuntos abordados neste primeiro período.
Assim, a crónica acerca do exílio de José G. Ferreira serviu de pretexto para a proposta número um; A atividade sugerida levou-nos a conhecer mais acerca da condição de “exilado” de personalidades portuguesas que conquistaram a Liberdade e a Democracia para o nosso país.
Nós já nascemos depois do 25 de abril e até nos custa a acreditar em certas histórias que nos são contadas do tempo da ditadura. Talvez por isso mesmo foi impressionante vermos a capacidade de resistência e de coragem, de alguns, para enfrentarem todos os obstáculos e as “artimanhas” usadas para divulgarem certas ideias sem serem detetados pela censura. Servem de exemplo para todos nós, jovens, nestes tempos difíceis. Esperamos que tal como eles venhamos a concretizar os nossos sonhos.
O texto “Covardia” de José Gomes Ferreira serviu de mote à realização da segunda proposta. A leitura do Regulamento Interno da escola alertou-nos para o cumprimento de algumas regras, por vezes esquecidas. Gostámos de constatar que este documento não fala só de deveres mas também de direitos; e mais: não só de alunos mas também dos funcionários e dos professores! Este trabalho levou-nos a tomar consciência de que a escola afinal funciona como a sociedade lá fora e que cada um de nós tem nas suas mãos o poder de ajudar a resolver alguns problemas que surgem, de vez em quando.
Com a terceira proposta tivemos a oportunidade de aprofundar mais os conhecimentos do conto O TESOURO de Eça de Queirós e de refletir acerca do provérbio “ Quem tudo quer, tudo perde” já que este conto foi escrito à maneira das histórias infantis medievais que tinham sempre um objetivo moralizante.
Levar a cabo qualquer uma destas propostas foi um desafio. Foi bom pôr em prática conhecimentos adquiridos noutras disciplinas como EV ou TIC. Gostámos do debate feito após a apresentação porque pudemos ver o nosso trabalho valorizado pelos colegas e pela srª professora.
Claro que uns trabalhos estavam mais completos outros mais ou menos e outros… nem por isso, mas ….
Enfim, depois de um ralhete aqui… de um elogio ali…em geral, a turma empenhou-se. Trabalhámos e ainda tivemos tempo para fazer um jogo organizado pelos colegas Paulo Gonçalves e Laura Saturnino e tirar uma foto “ para mis tarde recordar”.
                                                                  
   Alunas redatoras (9º1): 

-Ana Mara 
                                                                                                           - Bernarda
                                                                                                                                   (com a colaboração da turma)

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